Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado - Letras" e "Caffe com Litteratura".

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: VOLTANDO AO BISAVÔ JOÃO ARGOLÃO E DESCENDENTES, CAÇADORES DE BICHOS DO MATO


A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: VOLTANDO AO BISAVÔ JOÃO ARGOLÃO E DESCENDENTES, CAÇADORES DE BICHOS DO MATO

 
ANTÔNIO DE SOUSA COSTA
 
 

 

 

Voltando ao bisavô João Argolão. João Argolão era também caçador de bichos do mato. Tinha bons cachorros, veadeiros, paqueiros, era o divertimento dele, caçar. Tinha seus amigos, caçadores que vinham de longe, como os da Alvorada, e um amigo fazendeiro por nome José Martins, que era apelidado por Juca Martins, que vinha pra Fazenda do Argolão e ficava, semana inteira, caçando. Isto era tido como uma diversão.

 

Tinha também outros fazendeiros: o Ernesto Gomes, por apelido, Ernesto Capivara. Tinha também os Martins Viana, todos eles fazendeiros, que tinham bons cachorros caçadores. Ora caçavam na mata da Fazenda de um, ora na mata da Fazenda de outro, e, assim, passavam o tempo se divertindo com os bichos do mato.

 

Antônia, a esposa de João Argolão, que era chamada pelos escravos Nha-nhá Toninha, ficava na Fazenda Cachoeira dos Pereiras dando ordens aos filhos e aos escravos, e, quando eles chegavam do mato trazendo os bichos mortos, acompanhados pela cachorrada, buzinavam, com aquelas buzinas de chifre de boi. Era aquela alegria, de todos. Cada um contando vantagem: de caçada de onça, de queixada, caititu, paca, cotia, e outros bichos. Havia algumas discussões, mas sempre acabavam em paz.

 

Dos filhos de João Pereira Barba de Argolão, o primeiro português de meu tronco familiar por parte de mãe, nenhum era caçador, mas, neto e bisneto, alguns, eram caçadores. Sebastião, filho de Joaquim, era neto de Argolão; Francisco, filho de Antônio Acácio, era bisneto de Argolão; Antônio do Déco, filho de Raimundo, que tinha apelido de Déco, era também caçador fanático, bisneto de Argolão e neto de Joaquim Pereira, que era pai de Raimundo. Havia dificuldade para caçar, na época dos netos e bisnetos, pois as matas já eram de outros donos, que tinham comprado terrenos dos herdeiros de Argolão, e proibiam caçador em suas matas, para matar os bichos. Mas, eles eram tão fanáticos que invadiam as matas vizinhas e faziam as suas caçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário