Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado - Letras" e "Caffe com Litteratura".

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: CRIANÇAS BRIGANDO NO CAMINHO DA ESCOLA


A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: CRIANÇAS BRIGANDO NO CAMINHO DA ESCOLA


ANTÔNIO DE SOUSA COSTA






Voltando à família Souza Costa. Em mil novecentos e vinte, quando eu entrei para a Escola, éramos doze alunos. Nós caminhávamos a pé até a Escola de Dona Guiomar. De distância, alguns de meus colegas, até seis quilômetros. Na ida à Escola, nós íamos separados, mas, na volta, voltávamos reunidos, fazendo bagunça, por vezes, até, brigávamos uns contra outros.

 

Lembro-me de um dia em que eu briguei com um colega, porque ele dizia que nós éramos a tropa dele, porque ele era o mais forte e nós tínhamos que obedecer às ordens dele. Com esta ideia maligna, ele cortou uma vara de guaxima e dava com a vara em nossas costas, e gritava: “– Anda pra frente, meus burros!” Os outros colegas obedeceram as ordens dele, mas eu não quis aceitar a brincadeira. Ele dizia pra mim: “– Toinzim, ocê não é de nada!”, e me deu um empurrão. Eu me atraquei com ele justamente quando nós estávamos passando em frente a uma ribanceira, e em baixo passava um córrego d’água. Nós fomos rolando até cair dentro da água. Aí, acabou a briga e saímos todos molhados.

 

Mas, não ficou nisso só, pois, naquela época, as contas eram feitas em uma pedra escura [pedra = pequena lousa], quase quadrada, e, na luta, que nós rolamos até cair dentro d’água, a pedra ficou em pedaços dentro do embornal escolar. Porque nós carregávamos o material escolar em um embornal de pano, alceado no ombro.

 

Eu tinha meu irmão, mais velho do que eu quatro anos, o Eurico, mas ele não se envolveu em nossa briga, mas dizia que ia contar à professora Dona Guiomar e, também, quando chegasse em casa, ia contar ao pai que eu tinha brigado com o colega e tinha quebrado a pedra. E contou mesmo. Meu pai, o Zeca, deu-me uma coça com um cabresto de cavalo, e sempre me dizendo: “– Não é pelo valor da pedra que eu lhe bato, lhe castigo, é porque eu não quero que meus filhos briguem com ninguém. Eu sempre digo a vocês: quando virem uma briga, fujam de perto!”

 

Mas, minha mãe Antoninha não pensava assim. Quando meu pai me pegou pra bater, a minha mãe disse para meu pai: “– Ocê bateu no Antônio, mas o Eurico também precisa apanhar, porque a obrigação dele é ajudar o irmão mais novo e não deixar o irmão, sozinho, lutar com outro mais forte do que ele”. Mas meu pai não deu importância ao que minha mãe dizia, e ela, vendo que ele não ia bater no Eurico, disse: “– Quem vai bater no Eurico sou eu!” O meu irmão Eurico desabalou numa carreira daquelas, e ela correndo atrás dele. Por falta de sorte do Eurico, o nosso irmão mais velho, por nome Olavo, vinha descendo um morro, pra chegar em nossa casa, e minha mãe gritou: “– Pega o Eurico, Olavo!”, e ele pegou. Ela batia e dizia: “– Isto é pra quando ocê ver o seu irmão em qualquer dificuldade, ajudar. O seu dever é ajudar o irmão mais novo, e não deixar ele sozinho quando ele precisar do seu auxílio”. Agente brigava, mas não ficava de mal. Éramos uma família unida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário