Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado - Letras" e "Caffe com Litteratura".

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SALVE 06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS

SALVE 06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS

NEUZA MACHADO


(Três Reis Magos - Pintura feita com a boca - Pintora: Ruth Christensen)


Há exatos doze anos, em 1999, eu estava escrevendo uma narrativa epo-ficcional de intrincada tessitura, refletora de uma percepção meio circunspecta de um momento histórico brasileiro politicamente instável e escorregadio. Apesar do predomínio da pré-consciência em relação à minha realidade exterior, estava plenamente convencida de que a minha visão, exposta naquela narrativa, nunca seria publicada em formato de livro. Porém, apesar das prováveis rejeições das editoras terem tomado forma em meu pensamento, apresentei meu trabalho literário a algumas editoras do Rio de Janeiro, apenas para confirmar aquilo que já havia pressentido: as incômodas e depreciativas negativas.

Anos depois, de 13 de outubro de 2009 (1o capítulo) até 07 de dezembro de 2009 (30o capítulo), com o advento da Internet, resolvi publicar a narrativa em capítulos em meu Blog Caffe Com Litteratura (infelizmente, capítulos longos para Internautas apressados). Posteriormente, retrabalhei trechos do texto, por ocasião das eleições de 2010 em meu outro Blog, o NeuMac, agraciando os leitores afins com pequenos parágrafos, os quais visavam produzir uma interação entre o texto anterior e a realidade das eleições. Essa dádiva de revitalizar o texto e republicar alguns pequeninos trechos só foi alcançada pela possibilidade de um assunto do passado interagir positivamente com as propostas políticas relacionadas ao Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva que, àquela altura, já estava se despedindo do cargo e anunciando o seu apoio à eleição da Senhora Dilma Vana Rousseff. O imperioso desejo de publicação e o consequente ato de acionar a mesma resultaram da grande motivação produzida pela visitação dos meus Leitores dos Blogs.

Por todos esses motivos apresentados, aos meus Leitores constantes e aos eventuais, envio-lhes todo o meu carinho e estima! Mas como já constatei por experiência própria que os Internautas-Leitores não têm o hábito ou o tempo suficiente para procurar os arquivos antigos dos Blogs visitados, apresento-lhes hoje um pequeno trecho da narrativa original de Odisséia Maria. Excerto escrito em 1999 no dia dedicado aos Reis Magos. Assim, embalados pela mágica da busca empreendida pelos Sábios Astrólogos, seguidores da Estrela de Belém, convido-os (os que estão chegando agora) a apreciarem alguns trechos ou capítulos desta minha mágica Odisséia Literária do Final do Século XX e Início do Século XXI, na qual depositei preciosas informações daquele momento histórico do Brasil. Para facilitar-lhes a busca, acessem o meu Blog http://caffecomlitteratura.blogspot.com. Ali, Vocês, Leitores-Amigos que me honram com suas leituras, encontrarão, nos arquivos do mês de outubro de 1999 em diante, a narrativa completa.


“... mas, como eu ia dizendo, retomando este fio de Ariadne Aracnídea do Novello Enrolado, o fio da princesa divina da Mitologia do Ontem, lá vou eu, Ana Ulissíada dos Mil Dias de Amor, mas nunca serei a rainha da Inglaterra, não senhor!; neste 06 de janeiro de 1999, dia dos Reis Magos, aqueles mesmos reis que homenagearam Jesus no dia de seu nascimento, os Benditos Astrólogos do Oriente Otomante, eles previram o nascimento incomum e seguiram o rastro da Estrela D’Alva Brilhante, e os cristãos de hoje rejeitam a Astrologia Actuante, no entanto, a Bíblia exalta os Magnificentes Astrólogos do Oriente Brilhante, eles viajaram, vindos das terras distantes, eles homenagearam o Menino e a Sagrada Família com dádivas preciosas, azeite, incenso e mirra, há dois mil anos atrás, na Gruta de Belém em Jerusalém; lá vou eu, neste 06 de janeiro de 1999, com o Sol em Capricórnio mui favorável, apesar do temporal violentíssimo no Rio de Janeiro, de volta para o meu aconchegante micro-apartamento de bicho da seda na Tijuca Fascinante; lá vou eu, Odisséia-Luzia-Mulher-Destemida, singrando esses ares poluídos nunca dantes navegados por nenhum foguete interplanetário de carreira, ansiosa por chegar a um aeroporto seguro e sem poluição sonora e ambiental, imersa em pensamentos heróicos das heroicidades diárias, atravessando novamente a Ponte Rio-Niterói dos Sonhos Ousados, agora em sentido contrário, sonhando com o Almirante Guillén dos Mares do Norte, desconhecido atilado e ousado Almirante, preenchendo minhas fantasias senis; lá vou eu, de volta para o futuro, vivendo o dezembro de 1999, quando todas as mudanças serão bem vindas, amorosas e sociais, quando virarei a página do passado encantado, para entrar no ano 2000 com o pé direito em direção a um futuro dinâmico, sabendo que horizontes interessantes estarão se abrindo para mim; em dezembro de 1999, Plutão continuará em Sagitário; Marte, Netuno e Urano em Aquário; Mercúrio brilhando em Sagitário, meu signo do coração jovial; Saturno Severo estará em Touro, retrógrado, mas sempre actuante; Júpiter Troante em Áries Rompante; e Vênus Bellíssima Dama Vermelha em Escorpião, passando para Sagitário Mandão no primeiro dia do ano 2000 do Calendário Cristão; Vênus Madrinha de Nascimento neste dezembro futuro estará em Escorpião Pensador, e eu estarei novamente comemorando a passagem do ano com a família; ou, talvez!, em Paris das Histórias Românticas, assistindo feliz a passagem do Ano Assinalado do alto da Torre Eiffel, jogando confete no povo animado, tomando champanha e degustando caviar Sevruga, distribuindo gorjetas em euro, a recente moeda do século, em Paris...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário